segunda-feira, 14 de julho de 2014

Acostumar X Costumar


Os verbos acostumar e costumar podem parecer sinônimos, e às vezes são, mas têm algumas diferenças pequenas na hora de usar. Veja abaixo a definição do dicionário Michaelis Online de cada um deles:


acostumar
a.cos.tu.mar
(a1+costume+ar2) vtd 1 Fazer adquirir um costume, habituar: A criança que os pais já acostumaram. Acostumar o corpo ao frio. vpr 2 Costumar, fazer por costume, por hábito: Acostumou-se desde cedo à oração.


costumar
cos.tu.mar
(costume+ar2) vtd 1 Ter por costume ou hábito: Costumávamos ler até tarde da noite. vtd e vpr 2 Acostumar(-se), habituar(-se): Costumava os alunos a rigorosa disciplina. Muito custou ao matuto costumar-se à vida trepidante da capital. vint 3 Ficar habituado.


Parecem iguais. Porém, a diferença está na hora de usar o adjetivo. Costumar não tem adjetivo; acostumar sim, acostumado. E este último é bastante usado na construção estou acostumado/a a...

Veja alguns exemplos:
  1. Estou acostumado a acordar cedo. 
  2. Eu costumo acordar cedo. 
O exemplo nº1 significa que a pessoa está habituada a acordar cedo, mas não necessariamente o faz todos os dias; o exemplo nº2 significa que a pessoa tem o costume de acordar cedo, e sim o faz quase todos os dias.

Uma explicação mais completa e mais exemplos podem ser encontrados na coluna da revista Veja e no fórum do WordReference.

Nenhum comentário:

Postar um comentário