domingo, 17 de janeiro de 2010

Verbo Gostar

Esse verbo é bem diferente em português.

Gerúndio: Gostando

Presente do Indicativo
   eu gosto
   tu gostas
   ele gosta
   nós gostamos
   vós gostais
   eles gostam
Imperfeito do Indicativo
   eu gostava
   tu gostavas
   ele gostava
   nós gostávamos
   vós gostáveis
   eles gostavam
Perfeito do Indicativo
   eu gostei
   tu gostaste
   ele gostou
   nós gostamos
   vós gostastes
   eles gostaram
Futuro do Pretérito do Indicativo
   eu gostaria
   tu gostarias
   ele gostaria
   nós gostaríamos
   vós gostaríeis
   eles gostariam
Futuro do Presente do Indicativo
   eu gostarei
   tu gostarás
   ele gostará
   nós gostaremos
   vós gostareis
   eles gostarão
Presente do Subjuntivo
   que eu goste
   que tu gostes
   que ele goste
   que nós gostemos
   que vós gosteis
   que eles gostem
Imperfeito do Subjuntivo
   se eu gostasse
   se tu gostasses
   se ele gostasse
   se nós gostássemos
   se vós gostásseis
   se eles gostassem
Futuro do Subjuntivo
   quando eu gostar
   quando tu gostares
   quando ele gostar
   quando nós gostarmos
   quando vós gostardes
   quando eles gostarem





Nenhum comentário:

Postar um comentário