quarta-feira, 21 de maio de 2014

Palavras com origem africana

Existem várias palavras no vocabulário português, especialmente no Brasil, que tem origem africana. Isso se deve ao fato que a escravidão no Brasil foi muito forte e generalizada, e os africanos levaram seus idiomas para lá, adaptando o que eles conheciam à realidade brasileira. Existem vários exemplos de palavras africanas. Veja aqui uma lista bastante completa de palavras africanas adicionadas no vocabulário português.
É verdade que algumas não são usadas no cotidiano, porque são bastante específicas. Há várias que são nomes de alimentos, por exemplo, chuchu ou quiabo. Porém, algumas delas sim são usadas bastante. A própria palavra samba foi influência africana (Veja aqui uma explicação). Veja abaixo dois exemplos interessantes:

Banguela: diz-se da pessoa que não tem um ou mais dentes da frente. Banguela é uma variação da palavra Benguela. Este era um grupo étnico originário do sul da atual Angola, cujo sinal identitário era usar fendas nos dentes.

Beleléu: Usado na locução ir(-se) para o beleléu. Significa morrer, desaparecer, sumir. A palavra "Beleléu" chegou diretamente de Angola por meio da língua quicongo, cujo significado é cemitério.

2 comentários:

  1. Boa contribuição! Infelizmente, hoje, o link para a lista de palavras africanas não funciona mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada por chamar a atenção ao link! Pelo visto, a página original mudou de URL, agora está atualizado com a nova página.

      Excluir