terça-feira, 2 de julho de 2013

Torcer e torcida

Em português o verbo torcer tem dois significados principais. De acordo com o Dicionário Michaelis Online, o primeiro significado é igual ao espanhol:

1 Fazer girar (uma coisa) sobre si mesma, de tal modo que as fibras se desliguem: Torcer vimes. vtd 2 Vergar de maneira que as partes daquilo que se torce fiquem desviadas da posição em que estavam; virar ou revirar: Torcer a roupa. Torcia as cravelhas do violão. Torcer um parafuso. Torcer o guidom da lambreta. vtd 3 Entortar: Torcer um ramo.


Porém outro uso bem extendido do verbo torcer é o seguinte:

vti 24 Desejar os proveitos de alguém em detrimento de outrem; esforçar-se para favorecer um com prejuízo de outro: Eu tinha direito à promoção, mas o diretor torcia por outra. vti 25 Desejar a vitória de um grupo desportivo, gesticulando, gritando etc.: Meu caçula torce pelo Santos.


Portanto, quando alguém "anima" a um time ou equipe esportiva, essa pessoa torce por que ganhe (nesse caso se usa por, pelo ou pela). Como vimos na definição, também significa desejar a vitória ou o sucesso de algo (nesse caso de usa para).

Eu torço pelo Brasil.
Tú torces por Portugal. 
Ele torce para que tudo dê certo.
Nós torcemos para que saia tudo bem.
Eles torcem pelo time dos filhos.


Desse verbo derivamos a palavra torcida, definida como o conjunto de torcedores de um time.


Torcida

Nenhum comentário:

Postar um comentário