terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Verbo Tratar

Cuidado com esse verbo!!

O verbo "tratar" tem grande diversidade de empregos, mas há uma situação em particular em que, frequentemente, sua concordância é objeto de confusão.

O termo é usado com o sentido de "ter por assunto" ou "versar", o que se pode verificar em frases como as seguintes: "O livro trata de psicologia aplicada", "A palestra tratou de assuntos polêmicos" etc. Vê-se, nesses exemplos, que o verbo "tratar" é transitivo indireto e rege complemento introduzido pela preposição "de".

Como é bom lembrar, verbos transitivos indiretos não admitem voz passiva. Assim, esse verbo, mesmo acompanhado da partícula "se", não está na voz passiva. A construção indica que o sujeito da oração está indeterminado (o "se" é o que chamamos de "índice de indeterminação do sujeito"). Assim, não há como esse verbo estar no plural (os verbos concordam com o sujeito; na ausência de um sujeito determinado, ficam na terceira pessoa do singular).

Em suma, do ponto de vista da concordância, que é o que nos interessa de imediato, basta lembrar que a estrutura de indeterminação do sujeito pressupõe o verbo na terceira pessoa do singular acompanhado do pronome "se".

Fonte: UOL Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário