quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Conjugação de verbo reflexivo



EXEMPLO: LAVAR-SE

MODO INDICATIVO
Com o pronome enclítico ou
mesoclítico
Com o pronome proclítico
Presente
lavo-me
lavas-te
lava-se
lavamo-nos
lavais-vos
lavam-se
eu me lavo
tu te lavas
ele se lava
nós nos lavamos
vós vos lavais
eles se lavam

Pretérito imperfeito
lavava-me
lavavas-te
lavava-se
lavávamo-nos
laváveis-vos
lavavam-se
eu me lavava
tu te lavavas
ele se lavava
nós nos lavávamos
vós vos laváveis
eles se lavavam

Pretérito perfeito simples
lavei-me
lavaste-te
lavou-se
lavamo-nos
lavastes-vos
lavaram-se
eu me lavei
tu te lavaste
ele se lavou
nós nos lavamos
vós vos lavastes
eles se lavaram

Pretérito perfeito composto
tenho-me lavado
tens-te lavado
tem-se lavado
temo-nos lavado
tendes-vos lavado
têm-se lavado
eu me tenho lavado
tu te tens lavado
ele se tem lavado
nós nos temos lavado
vós vos tendes lavado
eles se têm lavado



Futuro do presente simples
lavar-me-ei
lavar-te-ás
lavar-se-á
lavar-nos-ernos
lavar-vos-eis
lavar-se-ão
eu me lavarei
tu te lavarás
ele se lavará
nós nos lavaremos
vós vos lavareis
eles se lavarão

Futuro do presente composto
ter-me-ei lavado
ter-te-ás lavado
ter-se-á lavado
ter-nos-emos lavado
ter-vos-eis lavado
ter-se-ão lavado
eu me terei lavado
tu te terás lavado
ele se terá lavado
nós nos teremos lavado
vós vos tereis lavado
eles se terão lavado

Futuro do pretérito simples
lavar-me-ia
lavar-te-ias
lavar-se-ia
Iavar-nos-íamos
Iavar-vos-íeis
lavar-se-iam
eu me lavaria
tu te lavarias
ele se lavaria
nós nos lavaríamos
vós vos lavaríeis
eles se lavariam

Futuro do pretérito composto
ter-me-ia lavado
ter-te-ias lavado
ter-se-ia lavado
ter-nos-íamos lavado
ter-vos-íeis lavado
ter-se-iam lavado
eu me teria lavado
tu te terias lavado
ele se teria lavado
nós nos teríamos lavado
vós vos teríeis lavado
eles seteriam lavado

MODO SUBJUNTIVO

Com o pronome enclítico

Com o pronome proclítico

Presente
lave-me
laves-te
lave-se
lavemo-nos
laveis-vos
lavem-se
eu me lave
tu te laves
ele se lave
nós nos lavemos
vós vos laveis
eles se lavem

Pretérito imperfeito
lavasse-me
lavasses-te
lavasse-se
lavássemo-nos
lavásseis-vos
lavassem-se
eu me lavasse
tu te lavasses
ele se lavasse
nós nos lavássemos
vós vos lavásseis
eles se lavassem

Pretérito perfeito
Não se usa com o
pronome enclítico
eu me tenha lavado
tu te tenhas lavado
ele se tenha lavado
nós nos tenhamos lavado
vós vos tenhais lavado
eles se tenham lavado




Futuro simples
Não se usa com o
pronome enclítico
eu me lavar
tu te lavares
ele se lavar
nós nos lavarmos
vós vos lavardes
eles se lavarem

Futuro composto
Não se usa com o
pronome enclítico
eu me tiver lavado
tu te tiveres lavado
ele se tiver lavado
nós nos tivermos lavado
vós vos tiverdes lavado
eles se tiverem lavado

MODO IMPERATIVO

Com o pronome enclítico

Com o pronome proclítico

Afirmativo

lava-te

lave-se
lavemo-nos
lavai-vos
lavem-se
Não pode vir proclítico
pronome

Negativo
Não se usa com o
pronome enclítico
não te laves
não se lave
não nos lavemos
não vos laveis
não se lavem

FORMAS NOMINAIS

Com o pronome enclítico

Com o pronome proclítico

Infinitivo impessoal presente
lavar-se- se lavar

Infinitivo impessoal pretérito
ter-se lavado - se ter lavado

Infinitivo pessoal presente
lavar-me
lavares-te
lavar-se
lavarmo-nos
lavardes-vos
lavarem-se
eu me lavar
tu te lavares
ele se lavar
nós nos lavarmos
vós vos lavardes
eles se lavarem

Infinitivo pessoal pretérito
ter-me lavado
teres-te lavado
ter-se lavado
termo-nos lavado
terdes-vos lavado
terem-se lavado
eu me ter lavado
tu te teres lavado
ele se ter lavado
nós nos termos lavado
vós vos terdes lavado
eles se terem lavado

Gerúndio presente
lavando-se se lavando

Gerúndio pretérito
tendo-se lavado se tendo lavado

Particípio

O pronome oblíquo não pode vir posposto ao particípio.
Observações:
1) Note-se que, em todas as 1ªs pessoas do plural deste paradigma, quando o pronome é enclítico, o -s final da desinência -mos é omitido (em virtude de uma antiga assimilação à nasal inicial do pronome seguinte).
2) Nas formas do modo indicativo, quando o pronome sujeito vem expresso, a ênclise do pronome oblíquo é a construção preferida em Portugal e a próclise, a normal no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário